(Noticias gospel) Nova lei de religião pode impedir cultos de minorias religiosas (the News gospel) New law of religion can hinder cults


MACEDÔNIA (*) - Uma controversa nova lei de religião na Macedônia quase foi aprovada na última quinta-feira, 1º de maio, num movimento que de acordo com os grupos religiosos locais é uma tentativa de evitar que a Igreja Ortodoxa Sérvia ganhe estado legal, além do fato de que serviria para coibir grupos cristãos não registrados e pequenas congregações.

De acordo com o “Fórum 18”, a nova legislação pode ser usada para discriminar outros grupos religiosos, inclusive a comunidade muçulmana bektashi. A lei nomeia sem definir exatamente três tipos de entidades religiosas - uma igreja, uma comunidade religiosa e um grupo religioso.

A nova lei de religião não é clara e não "especifica as exigências para as comunidades que buscam o estado legal, ou se entidades não registradas podem obter liberdade religiosa."

Entre outras informações exigidas para a inscrição formal está a "forma de expressão da afiliação religiosa e o desempenho dos ritos religiosos e rituais." No entanto não existem critérios discriminados para a escolha de quais ritos serão aceitos e quais não.

O principal problema esperado pelos cristãos é que a lei pode não melhorar a situação de comunidades religiosas não registradas, uma vez que elas não podem obter contas bancárias para o recolhimento de dízimos, pensões e seguro médico.

Estrangeiros podem ser impedidos

Além disso, a lei sugere que missionários cristãos estrangeiros e outros líderes de igrejas podem enfrentar problemas no país. O parágrafo 2 do Artigo 12 estabelece: "É preciso prova de cidadania dos fundadores e da pessoa autorizada a apresentar e representar uma igreja, comunidade religiosa e um grupo religioso."

Esse artigo proíbe os cidadãos não-macedônios efetivamente de serem envolvidos na inscrição ou representação de uma entidade religiosa. "Algumas comunidades religiosas conhecidas designaram formalmente um macedônio como o representante oficial, mas na prática delegam a responsabilidade a um não-macedônio", contou uma fonte que pediu para não ser identificada.

Diplomatas ocidentais se envolveram e pressionaram o governo a melhorar os direitos para religiosos e minorias étnicas, como é o caso dos 25% de albaneses étnicos, que na prática também ficam impedidos de obterem certificados legais para cultuarem.

A Macedônia está se esforçando para se tornar membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e da União Européia. A tentativa no último mês para se tornar um sócio da OTAN foi bloqueada pela Grécia, que exige que a Macedônia mude seu nome por se assemelhar com uma província grega.

Ainda não está claro se a UE vai permitir ou não a introdução de uma nova lei de religião num país que em breve pode se tornar membro.


Tradução: Tsuli Narimatsu

* Este país não se enquadra entre os 50 mais intolerantes ao cristianismo.

Fonte: Forum18 News Service (em inglês)

Com o objetivo de servir você com mais informações e de lhe oferecer perspectivas de, pelo menos, mais uma fonte, passamos a reproduzir notícias do Forum 18 a partir de 20 de janeiro de 2004, com a devida autorização.

O Forum 18 é uma organização que trabalha para a implementação do Artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e concentra-se na séria violação da liberdade de religião, e particularmente em situações onde as vidas e bem-estar de indivíduos e grupos são ameaçados, e onde o direito de reunir-se em torno de sua fé é impedido.

O Forum 18 divulga notícias de violação da liberdade de qualquer credo religioso.