Índia vive onda de violência contra cristãos


Nova Délhi - O arcebispo de Cuttack-Bhubaneswar, capital do estado indiano de Orissa, Raphael Cheenath, pediu nesta sexta-feira (29) às autoridades que "impeçam a limpeza étnica dos cristãos" em meio a uma onda de violência que causou pelo menos 11 mortes.

O chamado do religioso feito no âmbito de uma manifestação realizada ontem em frente da sede do governo de Orissa em Nova Délhi.

A situação continuava tensa ontem no estado de Orissa, leste do país, onde as autoridades locais levantaram o toque de recolher imposto no distrito de Kandhamal após uma semana de ataques às comunidades cristãs, que causaram pelo menos 11 mortes.

"A situação está completamente sob controle, não temos informação sobre violências ou incidentes graves" em Kandhamal, disse â agência PTI o vice-inspetor-geral da polícia local, R. P. Koche.

Ainda assim, o toque de recolher sehue em vigor nas cidades de Phulbani, Baliguda, Tumudibandha, Raikia, G. Udaygiri, Daringbadi e Tikabali, onde continuam sendo registrados episódios de violência anti-cristãos.

Apesar das medidas de segurança impostas pelas autoridades -- mais de 4 mil agentes mobilizados em Kandhamal, com ordem de atirar em caso de violência -- mais de 25 mil escolas e intitutos católicos continuam de portas fechadas em toda a Índia.

Fonte: Jornal da Mídia