(NOTÍCIAS GOSPEL)Cresce número de evangélicos no Maranhão

Fundada em 1612 e considerada em 1997 patrimônio cultural da humanidade, São Luís (MA) está localizada na Região Nordeste do Brasil. Com um conjunto arquitetônico colonial latino-americano dos séculos 18 e 19, além de belos atributos naturais como os Lençóis maranhenses, São Luís diferencia-se das demais capitais por ser uma ilha, o que lhe proporciona uma temperatura mais agradável. Além do clima, a cidade, que tem 155 mil hectares de dunas, rios, lagos e manguezais e uma população de 870 mil pessoas, tem outras coisas pra lá de agradáveis. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Escutec no mês de novembro do ano passado, a cidade conta com 35% de evangélicos. Apesar da maioria católica, o relatório apontou uma "tendência de crescimento do universo dos evangélicos".

A pesquisa traçou um perfil do comportamento religioso e foi encomendada pelo jornal Estado do Maranhão. O levantamento ouviu 411 pessoas entre os dias 17 e 21 de novembro.

Destes, 60,4% disseram ser católicos; 35% afirmaram ser evangélicos; os espíritas apareceram com 1,5% contra 0,2 dos umbandistas. Os sem-credo estão na casa do 1,2%. “Não houve intenção de comparar a religiosidade. Foi uma pesquisa de opinião”, explica o diretor do Escutec, Fernando Junior, que toda semana promove pesquisas para o jornal. A margem de erro é de 4,5%.

A Comunidade Vida é uma das igrejas que têm mudado o contexto social de São Luís com suas iniciativas de ajuda. Apesar de a pesquisa ter sido realizada apenas em São Luís, a tendência é que este número se repita em outras cidades, já que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de evangélicos no estado é de 30%. De acordo com os pesquisadores, é real o movimento de pessoas de uma igreja para outra, chegando a mais de 21% o percentual das que admitem já ter mudado de religião. Nessa troca, verificou-se a tendência de crescimento das igrejas evangélicas, já que em todos os casos onde houve trocas, há presença desse fator. Dos que largaram suas crenças de origem, 80% eram católicos.